TDAH

Crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade enfrentam grandes desafios durante o processo de aprendizagem. Os sintomas do TDAH, tais como dificuldade de ficar parado, incapacidade de prestar atenção e não conseguir controlar os impulsos, podem atrapalhar o bom desempenho escolar, além de claro, prejudicar a dinâmica da sala de aula se nao acompanhado por profissionais com experiencia na area.

Voce sabe os sintomas do TDAH?

O TDAH é um transtorno associado com as funções executivas do cérebro, como a execução de tarefas simples e diversas tais como cozinhar, escrever, planejar o nosso dia e até controlar as nossas emoções. Por se tratar de uma disfunção que impacta a maneira como operamos no mundo, a criança ou o jovem que possui TDAH apresenta sinais bem característicos: impulsividade, dificuldade de concentração e problemas para administrar atividades do dia a dia de forma organizada.

Atualmente, estima-se que 5% da população mundial apresenta o transtorno. É preciso apurar a discussão e capacitar todos aqueles que estão em contato com o TDAH, para auxiliar quem tem o transtorno a desenvolver mecanismos adaptativos e viver com mais qualidade de vida. Na escola, os educadores podem auxiliar tanto o estudante quanto seus pais a identificarem o TDAH e a buscar ajuda especializada.

Os sintomas do TDAH vão de leves a graves e podem se tornar exagerados ou se tornar um problema em certos ambientes, como em casa ou na escola. As restrições da escola e estilos de vida organizados tornam o TDAH um problema, enquanto que em gerações anteriores os sintomas podem não ter interferido significativamente no desempenho das crianças porque as pessoas tinham expectativas diferentes sobre o comportamento infantil normal. Embora alguns dos sintomas do TDAH possam também ocorrer em crianças sem esse transtorno, eles são mais frequentes e graves nas crianças com o déficit.

TIPOS

Existem em especial tres tipo: Hiperativo, Impulsivo; Combinado; Desatento.

Para diagnostico adulto e Infantil, os sinais sao diferentes pela fase da vida, e evoluçao cerebral. Porem algumas caracteristicas que se observa, em especial no adulto sao:

  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade para completar tarefas (habilidades executivas ruins)
  • Inquietação
  • Oscilações do humor
  • Impaciência
  • Dificuldade em manter relacionamentos

Pode ser ainda mais difícil diagnosticar o TDAH na idade adulta. Os sintomas podem ser semelhantes àqueles dos transtornos mentais, incluindo os transtornos do humor e os transtornos da ansiedade. Adultos que praticam o abuso de álcool e de drogas recreativas podem ter sintomas semelhantes. Para poder diagnosticar o TDAH, o médico pede ao adulto para responder questionários, mas ele pode também examinar o histórico escolar para confirmar a existência de um padrão de desatenção ou impulsividade.

Os adultos com TDAH podem se beneficiar dos mesmos tipos de medicamentos estimulantes que as crianças afetadas. Eles possivelmente precisarão de terapia com o psicólogo para ajudá-los a melhorar sua habilidade de administrar o tempo e desenvolver outras técnicas para lidar com os problemas.

TIPOS DE ATENÇAO E AVALIAÇAO NEUROPSICOLOGICA

Lembremos que quando se faz uma avaliaçao em especial para detectar o TDAH, ha formas verificaveis tanto qualitativas, e em especial quantitativa do Psicologo passar ao cliente quais sao suas maiores habilidades, no caso, melhor Concentraçao (se dividida, concentrada ou alternada). Assim falamos de manejo e regulaçao, nao somente de tratamento. Compreender melhor as potencialidades e dificuldades e um dos indicativos dessa avaliaçao.

E ai? se identificou ou identifica alguma amigo, amiga que seria interessante esse conteudo? compartilhe!

Raquel Freire Psicologa, especialista em Neuropsicologia e ABA CRP0543197 Tel: 11997274917. Email freirepsi@yahoo.com

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora